1. Destaques da Semana

  • “Reabilitar como gesto de escuta: uma casa no Porto” – Projeto traz uma casa portuguesa que aborda reabilitação com escuta sensível ao contexto urbano e paisagístico. (ArchDaily Brasil)
  • “A arquitetura foi mal representada na Semana de 22” – Entrevista com Guilherme Wisnik – Discussão crítica sobre como a Semana de Arte Moderna de 1922 tem sido compreendida historicamente, e como isso repercute na arquitetura brasileira contemporânea. (ArchDaily Brasil)
  • Arquiteturas Film Festival (12ª edição) – Festival propõe reflexão sobre fronteiras físicas e simbólicas por meio do cinema e exposições, conectando arquitetura, espaços urbanos, e representações visuais. (ArchDaily Brasil)

2. Em Foco

Entrevista com Guilherme Wisnik sobre a Semana de 22
Esse conteúdo abre um espaço para reflexão não apenas sobre o passado, mas como ele molda percepções e identidades arquitetônicas atuais. Vale destacar: como a memória cultural influencia escolhas de restauro, preservação, e até novas intervenções; e também como os discursos públicos sobre a arquitetura moderna ainda repercutem (ou precisam ser repensados).


3. Agenda da Próxima Semana

  • Verificar se as faculdades / instituições lançaram palestras ou oficinas que dialoguem com temas de memória ou reabilitação (como os trazidos pela entrevista de Wisnik).
  • Monitorar se Architecture Hunter publica (ou anunciou) eventos ou premiações que se encaixem nesse escopo.
  • Conferir Vitruvius para dossiês ou artigos longos que aprofundem os temas de reabilitação, memória urbana, e identidade arquitetônica.

4. Curiosidade / Legado Arquitetônico

  • O Festival de Cinema “Arquiteturas Film Festival” (12ª edição) coloca em evidência como as artes visuais colaboram para ampliar a percepção de espaços urbanos — não só construindo arquitetura, mas contando histórias, mostrando relações invisíveis entre moradores, paisagens, ambientes construídos.